Debate sobre a qualidade da água no nosso território

Publicado em 19/09/2022

Momento histórico ocorrido no último dia 16 na TI Cachoeirinha, situada no município de Miranda-MS.

Os Caciques Edvaldo Antonio (Aldeia Cachoeirinha), Jacinto Antonio (Aldeia Morrinho) e Edelson Antonio (Aldeia Argola) e lideranças tradicionais, juntamente com a CAIANAS, se reuniram com o Ministério Público Federal (MPF/MS), Defensoria Pública da União (DPU), Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de MS, Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográfica (FONASC), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Nacional do Índio (FUNAI/CRCG-MS) e Prefeitura Municipal de Miranda, para debater a qualidade das águas em nosso território e construir caminhos para iniciar a revitalização de nossos córregos, açudes e nascentes.

Anciões do nosso povo presentes rememoraram os tempos antigos em que as águas eram abundantes, assim como os peixes, em nossas aldeias. Também, compartilharam suas percepções sobre as transformações que a bacia hidrográfica do nosso território sofreu ao longo desse tempo.

Nossa parceira, Professora Dra. Maria Helena da Silva Andrade (representante do FONASC-CBH e da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da ALEMS), apresentou os resultados das análises das amostras de água de diferentes pontos do nosso território, coletadas no primeiro semestre deste ano, e que trazem informações preocupantes pelos elevados níveis de nitrogênio, fósforo e coliformes fecais. A partir de então, iniciamos, comunidade e parceiros institucionais, uma reflexão sobre possíveis fatores causadores da atual situação das águas em nossas aldeias, bem como, sobre desafios e levantamento de ações necessárias para iniciar o processo de revitalização da nossa bacia hidrográfica.

Como disse o Cacique Ed Antonio “precisamos deixar para as futuras gerações as mesmas condições ambientais que herdamos dos nossos antepassados”.

Um grande passo!

Contato

caianasinstagram@gmail.com

0001

Terra Indígena Cachoeirinha

Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil