Ação ‘Koyonoati Cerrado e Pantanal’ discute caminhos para a Gestão Ambiental na Terra Indígena Cachoeirinha”

Publicado em 09/10/2023

A Organização CAIANAS, em um esforço coletivo de encontra caminhos para preservação do meio ambiente dentro do território, entre os dias 04 à 06 de outubro executou uma ação denominada de “KOYONOATI CERRADO E PANTANAL: Cuidando das Nossas Águas e Biodiversidade”.

A iniciativa, reuniu parceiros institucionais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Distrito Sanitário Especial Indígena Mato Grosso do Sul (DSEI/MS), Coordenação Regional de Mato Grosso do Sul da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI/CR-MS), além da equipe do PrevFogo da TI e alunos da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo (EEICT).

Representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Maria Helena, foi uma figura fundamental no processo compartilhamento de aprendizados e saberes, contribuindo para aprimorar o entendimento da comunidade indígena sobre a gestão de seus recursos hídricos.

Um dos destaques da ação foi a aplicação do “Protocolo de Avaliação Rápida”, uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores e muito usado na UFMS, agora traduzida para a língua materna Terena, e com isso permitiu que todos os membros da comunidade avaliassem o nível de manipulação dos cursos d’água de forma acessível.

Os alunos da Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo e brigadistas do PrevFogo também se destacaram pela partilha de saberes e técnicas, reforçando a importância do papel dos anciões na gestão ambiental do território. Pois são detentores dos conhecimentos quando o assunto é o território tradicional Terena.

Esta ação marca um capítulo significativo na missão de proteção ao Cerrado e ao Pantanal, ressaltando a urgência e a determinação da comunidade e parceiros em garantir um futuro mais saudável desses biomas essenciais para o povo Terena. Com ações como esta, mantem a esperança da conservação, sensibilização e preservação ambiental viva.

A Organização CAIANAS celebrou o sucesso da iniciativa, anunciando a adaptação e simplificação do Protocolo de Avaliação Rápida, a ser utilizado por toda a comunidade em seus cursos d’água.

As fotos foram tiradas por Larissa Marinho.

Contato

caianasinstagram@gmail.com

0001

Terra Indígena Cachoeirinha

Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil