Publicado em 10/12/2024
Ontem, dia 09/10, ocorreu de forma virtual o encontro com as organizações indígenas vencedoras do Prêmio Equatorial 2024 e estiveram presentes representantes da CAIANAS e da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA). A UNIVAJA é uma entidade civil de direitos privados, sem fins lucrativos, partidários e religiosos, com sede e foro na cidade de Atalaia do Norte, no estado do Amazonas. Foi criada em 2009 e, assim como a CAIANAS, é uma referência de organização indígena de base comunitária. Foi um momento para que os participantes do encontro conhecessem um pouco mais sobre as organizações indígenas vencedoras do ano de 2024 e, dessa maneira entender os desafios e avanços que essas organizações têm fornecidos para seus territórios de atuação. Para a CAIANAS, esse é um momento histórico no contexto do estado Mato Grosso do Sul e do povo Terena.
Ederval, o atual coordenador geral da CAIANAS, ressalta que é a primeira vez que uma organização indígena recebe esse prêmio no contexto do Cerrado e Pantanal Sul-matogrossense. “A gente considera um fato importante, pois é a primeira vez que uma instituição Terena é premiada e a primeira vez que o Mato Grosso do Sul também recebe esse reconhecimento” enfatiza o coordenador.
Para além dos representantes das referidas instituições, estiveram presentes parceiros e apoiadores como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/Brasil). Grande celebração desse momento para as organizações indígenas do pais, pois ressalta e reconhece a importância das atuações de bases comunitária e o protagonismo dos povos indígenas.