Participação da CAIANAS na Plenária da ANA 2022

Publicado em 09/07/2022

Selamos nossa participação na plenária da Articulação Nacional de Agroecologia (@ana_agroecologia) formalizando a entrega da Carta para o seu Núcleo Executivo.
Reiteramos a importância da nossa participação nesse espaço e nos demais que envolvem a agenda agroecológica. Destacamos que o processo histórico de construção da Agroecologia enquanto movimento no Brasil, teve importante contribuição dos saberes e práticas de manejo tradicionais dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que a nossa presença foi incipiente nesse processo de construção.
Reconhecemos o envolvimento cada vez maior dos Povos indígenas nos processos da ANA e, isso, tem, nos instigado a buscarmos estratégias organizativas que contribuam com a agricultura ancestral dos povos indígenas como ferramenta de enfrentamento ao genocídio indígena no Brasil.
Repudiamos os retrocessos nas esferas institucionais que têm nos limitado e interferido nas conquistas históricas que fortalecem as práticas agroecológicas nos territórios como a PNAPO, a PNGATI, o CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista) e a própria FUNAI que tem sido sucateada na gestão do atual governo.
Pleiteamos a criação de um GT de Povos Indígenas no âmbito da ANA, onde possamos ampliar nossa participação, discussão e colaboração acerca da Agroecologia, das práticas agrícolas em nossos territórios, dos desafios comuns as nossas populações e de como podemos construir um diálogo com entidades parceiras.
No mais, reiteramos a importância exercida pela ANA na parceria com os Povos Indígenas e seu compromisso com toda sociedade brasileira.
A causa indígena é de todos nós!

Via: @leosmar_terena

Contato

caianasinstagram@gmail.com

0001

Terra Indígena Cachoeirinha

Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil