Publicado em 08/04/2024
A realização da “Oficina de Cultura Visual: Representação em telas das percepções Terena frente ao colapso ambiental dos biomas Pantanal e Cerrado” é uma construção conjunta entre o Cacique Edvaldo Antonio, liderança da aldeia Cachoeirinha (Miranda/MS), e Organização CAIANAS, @organizacaocaianas atendendo uma reivindicação antiga da comunidade Terena. Nada nós fazemos sozinhos, para tudo nós precisamos de apoio, de parceiros, de voluntários, de amigos e de recurso financeiro. E para que esta oficina fosse possível, foram necessárias articulações com diversas instituições nacionais, regionais e municipais, iniciadas ainda no início de 2023.
Hoje concluímos a formação da primeira turma da Oficina de Cultura Visual, composta por 19 alunos e alunas das Terras Indígenas Cachoeirinha e Pilad Rebuá, em sua maioria crianças entre 8 e 14 anos, que possuem afinidade com a arte da pintura. Sob a condução da artista plástica Letícia Abelha, os participantes trabalharam desenhos livres, criação de cores, observação, manuseio dos materiais, entre outros aspectos importantes da pintura. Foram dias incríveis e nós, realizadores da oficina, ficamos realmente muito felizes acompanhando a concentração e o aprendizado das crianças.
Agradecemos todos e todas que vem, nos últimos dias, se empenhando para que a oficina aconteça, sem os quais nada seria possível: Cacique Edvaldo Antônio, Organização CAIANAS, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ministério dos Povos Indígenas e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Coordenação Técnica Local de Miranda, Coordenação Regional de Campo Grande e Sede/Brasília).
As nossas ações são construídas a partir de sonhos coletivos, pois entendemos que juntos vamos mais longe, juntos somos mais fortes.
Seguimos. 💚🌱🏹