Reunião no Quilombo São Miguel

Publicado em 28/08/2024

No dia 28/08, quarta-feira, aconteceu uma reunião chamada pelo Ministério Publico Federal (MPF) no Quilombo São Miguel, em Maracaju/MS. O objetivo da reunião foi apresentar o trabalho desenvolvido pelo Projeto Catrapovos e o caso de sucesso do Quilombo São Miguel. Nesse momento, buscando sensibilizar os gestores públicos e discutir a participação no Projeto Piloto da Catrapovos-MS, que será multiplicado em diversos municípios.

O Projeto Catrapovos fomenta a adoção da alimentação tradicional em escolas indígenas, quilombolas e de comunidades ribeirinhas, extrativistas, caiçaras, entre outras, em todo o país. Pretende garantir o cumprimento da lei que prevê a aquisição de, no mínimo, 30% de produtos alimentícios da agricultura familiar, além do direito de povos indígenas e comunidades tradicionais à alimentação escolar adequada, aos seus processos próprios de produção e à sua cultura.

Além do MPF, esteveram presentes a Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER-MS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prefeitura Municipal de Maracaju e Organização CAIANAS, que na ocasião estava representada por Neiriel, nosso assessor.

Esse momento foi importante pois possibilitou entender avanços de programas institucionais no estado. Com esses avanços, o MS está entre os estados que mais executam os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao serem executados esses recursos, além de gerar renda para os agricultores, valorizam a produção dos mesmos.

Sigam nossas redes e compartilhem nossas ações!

.

Contato

caianasinstagram@gmail.com

0001

Terra Indígena Cachoeirinha

Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil